quinta-feira, 4 de abril de 2013

O retorno ao Brasil. WHAT? Choque de cultura total!


Vou ser bem sincera! Não quero dizer que com todos acontecerá o mesmo. Mas voltar antes de completar um ano não é mole não! Foi uma novela!!!
Assim que eu cheguei,  não via mais nada verdinho de dentro do avião, as casinhas lindas... Eu pirei! Cheguei em Guarulhos, e ali já começou o impacto. E então percebi a diferença de cultura: aeroporto nos EUA é quieto, silencioso. Em Guarulhos? Nossaaaa!!! Mas tudo compensa após tantos meses me reencontrei com a família. Assim que sai da alfândega e vi minha mãe e minhas irmãs, eu me "derreti" de chorar. Que sensação boa, que emoção!

 
 
Aos poucos me readaptei, mas só quando realmente decidi fazer isso. Afinal, nada poderia fazer naquele momento. De início, eu troquei o dia pela noite: dormia o dia inteiro e à noite eu ficava na internet. Fora isso, eu enfiei o pé, digo os dois pés, mãos e cabeça na jaca! Não queria saber de outra coisa que não fosse comer e matar a saudade de umas das coisas que mais sofremos quando estamos fora: ohhh bendita comida gostosa!
Eu almoçava 3 vezes, e estava nem aí em repetir quantas vezes fosse necessário até eu satisfazer meus olhos! o.O Minha mãe fazia tudo o que eu queria: carne seca, calabresa e tudo mais! Ai que eu me joguei na "vida loka" :( hahaha O pão Francês nem se fala! Por mais engraçado que pareça, eu ganhei uns quilinhos a mais no Brasil, e não nos EUA!! ohh vidaa
Nesse meio tempo, eu comecei a dar aulas de inglês na Wizard, que foi onde estudei.


Comecei a dar aulas particulares. Dar aulas foi ótimo!!! Me aproximei novamente da língua, e de uma certa forma da cultura. Me sentia em "casa"! Dar aula foi maravilhoso pra mim, foi como uma terapia. Eu cheguei a enviar meu currículo pra empresas grandes, mas não era pra ser!
Voltei para faculdade, e fiquei por um mês e meio, e tranquei de novo, era hora de agir e voltar para os EUA. Fui criticada por está fazendo tudo incerto, trancar a faculdade em menos da metade do semestre. Aquilo foi um tempo de reflexão, e então que realmente me empenhei pra voltar pra terra do tio Sam!
Ahhh, lembre-se que eu não estava mais namorando né? E assim continuou, depois de um tempo voltamos e logo ele decidiu fazer um intercâmbio, acabou comigo (outro post) Agora eu estava do outro lado da moeda! Sabe o ditadinho da pimenta... hehe
Trabalhei o máximo que podia, juntava dinheiro, economiza sempreee, só gastava o necessário e olhe lá. Mas ainda ai, eu não sabia como voltar e pra onde voltar. Pensava em Canadá e vários outros estados, mas o Alabama é o "dono do meu coração"! =D
Deu 1 ano e 2 meses de volta ao Brasil. Passou muito rapido, e se o tempo voltasse, teria aproveitado minha familia um pouco mais! Durante esse tempo eu me divertia sim, nao foi so depre o tempo todo, maaasss.... com o Alabama ali em mente! haha

me and my sisters
 
Aqui deixarei uma comparacao pequena que me fez voltar:

Nao apenas as coisas futeis, como tudo muito barato, Victoria's secret, roupa, Iphone =P, que me fizeram falta. Isso conta, mas nao eh o primordial! Eu me adaptei muito bem nos EUA, com o estilo de vida e a pessoa que eu sou aqui, me sinto mais em paz.(paz de espirito)
Falando em paz, ou violencia, esse eh o motivo mais forte e triste com relacao ao Brasil. Esse foi um impacto muito forte pra mim. Nao estou querendo dizer que aqui nos EUA nao exista violencia. Sim, existe. Porem, a comparacao eh total!
Em poucas semanas que retornei, assassinaram um rapaz praticamente na rua da minha casa. Ouvir tiros, dependendo da regiao do Brasil, eh normal... policial matando bandido e bandido matando policial. Atender o Iphone na rua... NUNCA!!! Enfim, farei outro post especificamente da cultura geral. Mas acho que podemos SIM querer o melhor para nos, sem passar por cima de ninguem. O que eh melhor pra mim, talvez nao seja melhor pra voce. Mas cada um merece ser feliz! Alem de tudo, tenho muitos planos aqui. Se um dia voltarei ao Brasil? Nao sei. So Deus sabe. Mas por enquanto vivo o agora, e o agora eh aqui! =)

5 comentários:

  1. poxa, que legal! você voltou para os estados unidos então?
    vai estudar aí agora?
    eu fui au pair na holanda e sou apaixonada por aquele país, mas é muuito difícil ficar por lá.
    eu ainda não achei o meu cantinho. vamos ver o que vai acontecer em alexandria-virginia ^^ numa dessas eu me acho - espero.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Agora sim! rsrs vou acompanhar sempre, super interessante a sua história!
    O importante é correr atrás dos seus sonhos, seja aqui ou nos EUA.

    Beijãoo!

    ResponderExcluir
  3. Beth, voltei sim para os EUA para estudar, trabalhar... morar! haha =)
    E voce vai ser au pair aqui agora? Quero um dia conhecer a Holanda!!!
    bjoo

    Jess

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, Obrigadaaaa!Acompanha sim! =)
    bjoo

    Jess

    ResponderExcluir
  5. O choque cultural reverso é horrível! Eu já sofri por dois anos por causa disso, agora estou fazendo intercâmbio de novo e já estou vendo como vai ser quando voltar...estou tentando não pensar muito no assunto hehehe

    beijos

    ResponderExcluir

 

In the USA... Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template