sábado, 13 de novembro de 2010

Primeiro post - Agência AP

Bem vindos (a) a todos (a) que visitarem meu blog, primeiramente criei ele para registrar o meu processo AP, assim como outras coisas interessantes que possa compartilhar com vocês! Dedico a todas as pessoas que amo, família e amigos, inclusive atuais ou futuras AP, para que possam saber o que se passa comigo e o meu dia a dia, principalmente para minha família quando eu estiver nos EUA! :) (não vejo a hora).
Há algum tempo já era para ele está feito, mas estava numa correria que só com documentação e etc que acabei adiando e adiando...
Vou tentar não deixar esse primeiro post muito grande, até mesmo porque uma grande parte do processo AP já passou (o application!!!). Mas, a cada post vou tentar falar um pouquinho de cada fase até chegar "na estaca zero" (aguardar minha host family haha).
Atualmente, online há aproximadamente 3 semanas, e por enquanto nenhuma notificação de família, mas Deus sabe tudo o que faz, e tudo tem sua hora, por enquanto vou treinando a tal PACIÊNCIA ( o que não é muito minha virtude haha)!
Para ajudar sobre a escolha da agência vou aproveitar esse post para escrever sobre isso e como tudo começou.

Um belo dia chegando do meu curso de inglês "coloquei na cabeça" que queria viajar para o exterior para treinar meu inglês, conhecer outra cultura, um outro país... Então, comecei a pesquisar na internet sobre intercâmbio, há muitosssssss, e  muitos caros por sinal, foi quando eu achei o AP (eu não conhecia), achei muito interessante por todos os motivos que se encaixam a mim, é o intercâmbio mais em conta que existe e com muitas vantagens, pesquisei na agência STB , isso foi em julho desse ano, e na mesma semana já comecei a organizar tudo para a futura vida de AP, em menos de uma semana já estava com tudo providenciado, inscrição em Auto escola, papelada para passaporte e etc, fui na agência (STB), fiz o teste de nível passei, efetuei o pagamento da inscrição, entreguei a documentação, tive que retornar lá depois pois tive que entregar outra documentação que eles pediram, e fui surpreendida para fazer o teste de personalidade, lógico que eu falei ok, afinal queria o mais rápido possível ficar com tudo certo, gente, são mais ou menos 70 questões super complicadas, tudo em inglês, com palavras desconhecidas pois não usamos diariamente, inclusive eles deixam fazer com dicionário por isso, acabei fazendo com pressa, pois dentro de 1 hora tinha aula na Auto Escola, e se atrasar é um "ó"! Até aí tudo bem, fiz e fui correndo para aula e depois de algumas semanas recebi um e-mail falando que fui recusada pela agência por causa do teste, nossa eu fiquei super decepcionada, afinal eles fazem entregar toda documentação, pagar taxa, deixar a pessoa empolgada, para depois falar que não?!?! Liguei lá, expliquei a situação, pedi para refazer e não deixaram, o bom é que meu dinheiro foi devolvido. Foi aí que começou tudo de novo, a procura de uma agência, preencher papelada, entrega de docs, referências... OH MY GOD! Uma loucura!
O que mais fiquei chateda foi que nesse vai e vem eu perdi 2 meses e meio com a STB, ou seja, atraso no processo já que tive que começar tudooooo de novo. Não tenho o que reclamar além disso, pois todos os funcionário são super legais e simpáticos, e o tratamento é 1000!
Foi aí que conheci a Cultural Care e gostei do procedimento deles com a agilidade por ter o aceite imediato, sem burocrácia de aguardar a organização dos EUA, a desvantagem é que moro em Guarujá/SP, e a CC fica em São Paulo/SP. Foi tudo muito rápido, fui em SP assisti a palestra, fiz os testes, e no mesmo mês entreguei a documentação e fiquei online (como vocês podem ver no "Processo AP" ao lado, uma prática que só!
Escolhi a CC por questão de prática e ser uma agência muito reconhecida. Há outras agências, elas são:
-------
Au Pair Care - STB/CI/WORLD STUDY: Para ser au pair pela Au Pair Care a Au Pair precisa esperar pelo aceite, isto é, o dossiê completo da au pair é enviado do Brasil para a agência americana e é aprovado pela agência americana. Este processo pode demorar de uma a três semanas. Após receber o aceite, a au pair é disponibilizada na internet para que as famílias vejam e entrem em contato. A agência não manda os dossiês diretamente para as famílias. Atualmente a Au Pair Care tem o "Au Pair room", uma página onde a au pair pode ver quantas famílias já viram seu cadastro online, etc. Mais de uma família pode entrar em contato ao mesmo tempo. (Atualmente são três passoa para a entrevista em inglês, 1) na agência local que você entrega sua documentação; 2) entrevista pelo telefone com a agência de São Paulo e 3) entrevista pelo telefone com a organização dos EUA.
Au Pair in America - EXPERIMENTO:  É tudo muito parecido com a Au Pair Care, com exceção de que a sede da Au Pair in America é em Londres e há muitos casos em que a agência de Londres liga diretamente para a au pair para checar algum dado do dossiê e verificar o inglês da au pair. É uma loteria, não tem como saber se vão ligar ou não. a APIA não paga a passagem de volta, mas oferece suporte para comprar a passagem por um preço mais barato. Para isso, a au pair precisa dar o dinheiro do seu reembolso, que é recebido antes de voltar.
Cultural Care au Pair - EF: Há bastante diferença. Não há aceite, o dossiê já sai aprovado do Brasil e a au pair fica online em no máximo uma semana, podendo receber e-mails e ligações das famílias. A Au Pair têm à disposição a Intranet, onde entra-se com login e senha e pode ver se tem alguma família olhando o dossiê no momento. Apesar das famílias poderem ver e escolher au pairs por meio do site, a principal forma de match é via coordenadora. Elas são responsáveis por ver os dossiês que chegam e achar alguma au pair que tenha as características que a família está procurando. No entanto, nunca pode haver mais de uma família falando com a au pair ao mesmo tempo. (Atualmente, não há o reembolso quando a Au Pair retorna ao Brasil, mas a passagem e translados estão todos inclusos).
--------- Fonte: http://www.manualdaaupair.com.br/

Um bom final de semana a todos!

1 comentários:

  1. Oi, pode me falar um pouco mais sobre sua experiência coma Expert/ Me mande por email se der (binca.duartem@gmail.com)
    Obrigado e bjos!

    ResponderExcluir

 

In the USA... Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template